Toda piscina precisa de um sistema de tratamento de água. E não estamos falando somente do filtro central, mas de um ingrediente ativo capaz de matar bactérias e garantir a pureza da água.
Especialemente em casos onde a piscina é compartilhada por muitas pessoas, é importante garantir que a água seja purificada para evitar contaminações de qualquer tipo.
O método mais comum para o tratamento da água é utilizando cloro. Geralmente utilizamos o cloro granulado adicionado diretamente na água combinado com pastilhas de cloro estabilizadas, que terão dissolução gradual e vão garantir o teor correto de cloro na piscina.
A maior desvantagem deste sistema é a irritabilidade que o produto química pode causar à pele, cabelos e olhos dos usuários.
Com o passar do tempo, novos sistemas foram criados para solucionar este problema.
Nos EUA, o cloro já é pouco utilizado. Em seu lugar, o tratamento com ozônio é o escolhido para garantir a pureza de água.
O que é o ozônio?
O gás ozônio é amplamente conhecido pelo papel que desempenha ao filtrar os raios ultra-violeta antes que cheguem na superfície da terra. Enquanto conhecemos o oxigênio que respiramos como O2, o ozônio tem uma estrutura similar porém muito menos estável, representado como O3. O ozônio forma-se quando as moléculas de oxigênio (O2) se rompem e os átomos (O) separados combinam-se individualmente formando O3.
Tratamento de água com Ozônio
Como dissemos, o ozônio é uma molécula bastante instável que prontamente se quebra e se transforma em O2. Este processo é altamente oxidativo e mata a maioria dos microorganismos na água, sendo um poderoso agente desinfectante.
Para ser utilizado em piscinas, é necessário que exista um gerador de ozônio no local e que o ozônio gerado seja passado para a água através de bolhas. Os benefícios do tratamento com ozonio processo incluem a baixa toxidade e irritabilidade do produto, além da ausência de cheiro.
O ozônio (03) é também conhecido como oxigênio ativo e é um poderoso bactericida, algicida e fungicida, destruindo micro-organismos até 3.120 vezes mais rápido que o cloro.
É considerado o mais forte, mais seguro e eficaz método de tratamento de água do mundo.